NIELSEN: CONSUMIDOR AUMENTA TÍQUETE MÉDIO E DIMINUI IDA AO PONTO DE VENDA
Pequeno e médio varejo são considerados canais de reposição regular
 
Não é mais novidade que a classe C deixou de ser o motor da economia. No entanto, o estudo Mudanças do Mercado Brasileiro, realizado pela Nielsen, revela que os consumidores conquistaram um novo padrão de consumo, acessando produtos diferenciados. Outro dado que demonstra a situação de atenção no consumo é a ida ao ponto de venda. Houve uma queda de 4,7% no número de visitas ao varejo em 2014 com aumento do tíquete médio em 5,6% a cada ida, ou seja, as compras estão sendo mais planejadas. "O consumidor vai menos vezes à loja, mas gasta mais a cada visita. Constatamos que as classes A e B estão puxando esse consumo", comenta Gloria Tittoto, analista de mercado da Nielsen.
 
Números
Modelos de varejo com melhor desempenho em vendas (2014×2013)
 
-Mini (1 a 4 checkouts)                 6,2%
-Super (5 a 19 checkouts)            6,5%
-Hiper (20 ou mais checkouts)   -0,7%
-Cash & Carry                                   9,7%
 
De acordo com o estudo, o pequeno e médio varejo são considerados canais de reposição regular, já o atacado de autosserviço é visitado pelo consumidor para realizar compras de abastecimento. A média de produtos comercializados por cliente no pequeno varejista é de 24 itens, já no mercado maior, o consumidor adquire 12 skus.
 
 
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