Setor supermercadista registra queda de -1,90% em 2015
Quarta-feira, 27 de janeiro – As vendas do setor supermercadista acumularam queda de -1,90% de janeiro a dezembro de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
 
Em dezembro, as vendas em valores reais - deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram alta de 24,17% na comparação com novembro, e queda de -4,39% em relação ao mesmo mês de 2014. (Veja apresentação completa).
 
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 25,37% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a dezembro de 2014, alta de 5,81%. No acumulado do ano, registraram alta de 6,95%.
 
“Apesar de todos os esforços do setor supermercadista e da indústria, o resultado negativo de vendas no ano passado é reflexo do aumento do desemprego e da diminuição da massa salarial, ocorridos principalmente no segundo semestre de 2015. O cenário econômico do Brasil continua desafiador e, portanto, inicialmente nossa previsão para o ano é de que as vendas continuem negativas (-1,80%), destaca o vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan. “Mas 2016 está apenas começando e o setor supermercadista continuará a trabalhar diversas oportunidades para incentivar as vendas e impulsionar o consumo, junto com nossos parceiros da indústria e da distribuição”, afirma Milan.  
 
Abrasmercado
Em dezembro, a cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou alta de 0,87%, passando  de R$ 435,29, em novembro, para
R$ 439,08 em dezembro.  Em todo o ano de 2015, o indicador apresentou alta de 15,21%.
 
Entre as maiores altas no mês de dezembro estão a cebola (14,21%) e o tomate (9,56%). Já as maiores quedas registradas foram: farinha de mandioca (-6,54%) e pernil (-3,97%), conforme tabela abaixo:
 
Regiões
Em dezembro, a maior alta de preços foi registrada na Região Nordeste (2,26%), chegando a R$ 379,82. A Região Norte foi a única que apresentou queda (-0,99%), atingindo o valor de R$ 474,86. Veja a evolução da cesta Abrasmercado na tabela abaixo:
 
*Abrasmercado (cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica).
 
Índice de Confiança
O Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a GfK, mostra que os empresários do setor se mantêm receosos em relação ao cenário macroeconômico do Brasil. O resultado de dezembro de 46,2 (numa escala de 0 a 100)  é levemente menor que o apresentado em outubro, que foi de  46,5, data da última avaliação. De qualquer forma, como o indicador se mantém abaixo de 50, ele confirma a tendência de que os varejistas continuam pessimistas quanto à projeção de crescimento das vendas de suas empresas neste início de ano.
 
Índice de Volume
Apesar do decréscimo em vendas por valor, o Índice de Volume Abras-Nielsen mostra que o volume de vendas no autosserviço teve crescimento de 1,4% até outubro do ano passado, com destaque para o crescimento de itens básicos em várias categorias, em detrimento de itens supérfluos. (Veja apresentação completa com detalhes por canais e por regiões do País).
 
ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou R$ 294,9 bilhões em 2014, é um dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão de postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).
 
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